"O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê." Mario Quintana

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Os 5: livros inspirados em contos de fadas

Postado Por: with 1 Comentario
E aí, galerinha. Tranquilinho por aí???

Sabe aquelas histórias que a gente ouvia quando era criança? Aqueles famosos (e maravilhosos) filmes da Disney?

Então, contos como o da Cinderela, Branca de neve e Alice no país das maravilhas, estão sempre presente na infância (depois dela também, vai dizer que você não assiste até hoje os filmes da Disney?! rs), e muitos autores se inspiram nessas obras para escreverem.

Sejam em formas de releituras ou inspirações, livros com base nos contos infantis existem aos montes, e a lista de hoje vai conter 5 desses livros. Serão os 5 que, na minha opinião, merecem destaque.

Então vamos lá?!



1 - Saga Trono de vidro - Sarah J. Maas


Inspirado no conto da Cinderela, "Trono de vidro" nos apresenta a história de Celaena Sardothien, uma assassina que foi capturada e esta sendo escravizada em minas de trabalho escravo, onde aguarda a sua morte. Mas ordens do rei são enviadas para que "libertem" Celaena e a tragam para o castelo. Ela irá participar de um torneio que determinará se ela morrerá ou se será libertada. O torneio é mortal, se ela perder, ela perde a vida. Se ela ganhar, ela se tornará a assassina do rei, ganhará liberdade, mas em troca terá que trabalhar para o rei que tanto odeia. Enquanto isso, o príncipe se aproxima dela e acredita que ela poderá sair vitoriosa.
Simplesmente é um livro que eu amo... Sem mais o que dizer. É um dos meus favoritos.
As referencias ao conto da Cinderela são sutis, mas estão espalhados por todos os cantos.
Não sei em exato quantos livros a autora pretende lançar, sei que a história ainda está em processo e não foi finalizada. Acho que serão 6 livros no total, mais um spin off com contos. Aqui no Brasil já foram lançados 3 dos livros principais e o spin off com contos que se passam antes da história do primeiro livro.



2 - A bela e a adormecida - Neil Gaiman


Ok, ok. Eu não poderia deixar de fora dessa lista esse cara que escreve divinamente bem. Neil Gaiman tem uma escrita tão fluida e envolvente, e suas histórias são de uma criatividade incrível.
Em "A bela e a adormecida", encontramos uma releitura de dois contos, unidos de uma forma peculiar, pelos comentários que tenho escutado. "A bela adormecida" e "Branca de neve e os sete anões" são os contos abordados no livro. Eu ainda não li, mas estou morrendo de vontade de ler. Na história, Branca é a salvadora de Aurora, não existe um príncipe encantado para salvar uma ou outra. Sim, elas são lésbicas e existe um caso de amo entre elas... Ansioso demais para ler.



3 - Saga "Encantadas" - Sarah Pinborough


Essa lista é dos livros / sagas que eu acho que merecem algum destaque, porém, essa indicação tem contra-indicações rs.
A saga "encantadas" tem uma premissa muito boa, a ideia central da história é ótima. Releituras dos contos infantis, mas tirando a culpa total das vilãs e mostrando que as princesas não são tão boazinhas como pensamos que eram. Nessa saga as princesas são tratadas como pessoas normais que erram e fazem coisas ruins, afinal, na vida ninguém é 100% bom ou 100% ruim. Todos temos nossos momentos.
Uma história se entrelaça com a outra. O primeiro livro (Veneno) tem o foco na Branca de neve, o segundo livro (Feitiço) é mais centralizado na Cinderela, e por último, o terceiro livro (Poder) temos Aurora como sendo uma das principais.
Mas o que estragou o livro foi a escrita da autora (ou da tradutora) que deixou a história cansativa e massante. E tem umas cenas meio hot que parecem que foram jogadas bem aleatórias.
Mas não é de todo ruim, só não espere muito dos livros.



4 - Rainha de copas - Collen Oakes


A história de uma princesa que se tornou vilã.
Inspirado em "Alice no país das maravilhas", o livro nos trás a história da vilã do conto infantil, mas de um ponto de vista diferenciado. Assim como a saga "encantadas" nos faz repensar sobre os vilões, aqui a autora também tenta nos explicar o porque e como a Rainha de Copas surtou e acabou chegando onde chegou.
Como princesa do País das maravilhas e futura rainha de Copas, os dias de Dinah são uma monotonia sem fim. São muitos chás, tortas e uma série de humilhações causadas pelo Rei de Copas, seu pai.



5 - Saga "O lado mais sombrio" - A. G. Howard
Mais uma saga inspirada em "Alice no país das maravilhas".
Alyssa, a personagem principal, ouvi vozes de insetos e flores. Sua mãe também ouvia essas vozes, e por esse motivo foi internada sendo tratada como louca. Alyssa resolve ir ao país das maravilhas resolver as burradas que a verdadeira Alice fez, e dessa forma tentar provar que sua mãe não é louca. Mas chegando lá, ela descobre que o País das maravilhas que Lewis Carrol retratou era uma mentira, era muito mais sombrio e perturbador. Alyssa vai descobrir e explorar um lado bem sombrio dos contos infantis...
Ainda não li esse livro, ele foi indicação de um amigo meu, mas... nem preciso dizer que quero muito ler, neh?!
São 5 livros no total, sendo que apenas 3 foram lançados aqui no Brasil. "O lado mais sombrio" que é o primeiro livro, "Atrás do espelho" é o segundo livro, e "A mariposa no espelho" é o primeiro spin off.
Desses 5 livros, 3 são da trilogia, contendo a história de forma cronológica, e 2 são spin off lançados entre o primeiro e o segundo livro, e o outro lançado entre o segundo e o terceiro livro.




E ai pessoal. Espero que vocês tenham gostado.
Deixem seus comentários, sigam o blog, isso é muito importante para gente. Curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter para sempre ficar atualizado.
Até a próxima...



...Diálogo literário...
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

Postar um comentário